terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Matéria Vanity Fair 2012 completa



Nova Iorque, 11 de setembro de 2011: Cynthia Germanotta abre a porta para o apartamento do edifício bonito ao lado oeste superior de Manhattan, onde Lady Gaga -nascida Stefani Joanne Angelina Germanotta, cresceu. Foi aqui que Stefani vestiu seu uniforme da escola todos os dias para ir ao Convento do Sagrado Coração, praticar piano, e sonhar com a fama. E é onde, apesar de ter uma suíte em um hotel, Lady Gaga está dormindo neste fim de semana, em um colchão de ar no chão em seu antigo quarto. Nenhum jornalista jamais visitou a casa do Germanottas antes, mas a última vez que Gaga e eu conversamos, ela descreveu o apartamento para mim, e quando eu expressei surpresa quando ela disse que tinha vários andares, disse-me que seus pais começaram um “negócio” quando o compraram, há 18 anos. Ela sugeriu que eu visse. Ela também decidiu que queria preparar uma comida para mim.

Os pais de Lady Gaga estão em seu mid-50s e estão casados há 30 anos. Eles são experientes, orgulhosos e protetores de sua filha famosa. Eles estão envolvidos com seus negócios. Cynthia Germanotta originalmente de West Virginia, é uma loira graciosa. Esqueça inspirações, como David Bowie ou Marilyn Monroe, é óbvio que Gaga tem seu senso de estilo. Hoje, Cynthia está usando óculos de aro preto, uma camisola rendada preta e calças pretas. Ela parece ser 10 anos mais jovem do que sua idade. (Discutimos sobre cirurgia plástica e ela disse: ".. Eu sempre digo as minhas filhas que isto não faz você parecer mais jovem. Elas só olham como isto se realiza") Também estão presentes na família, dois cães-Alice, um beagle de 14, e Lilu, um dachshund de 3 anos de idade. Quando eu cheguei, Joe Germanotta, o pai de Gaga, estava lá embaixo no porão. Ele é de Nova Jersey e é proprietário de um conjunto de CD's Bruce Springsteen Darkness on the Edge of Town, que fica no peitoril da janela ao lado do piano de meia-grand preto que domina a sala de estar. No corredor de entrada, há um quadro com fotos de Gaga com Springsteen, Elton John, Sting e, no Rainforest concerto do ano passado no Carnegie Hall. O apartamento é um triplex acolhedor, com um grande sofá bege e muitas fotos de família emolduradas sobre o piano. Há uma mesa de jantar pela cozinha aberta, um jardim fora da sala de estar onde Cynthia planta erva-doce, rúcula, salsa italiana, alecrim e orégano, e onde há fig, oliveiras e limoeiros.

E, no balcão da cozinha, cortam os tomates cereja ao meio para um molho de espaguete que ela prepara a partir do zero, é Lady Gaga. Ela está vestindo um vestido preto de renda Chanel, extra-saltos altos stiletto Louboutin, brincos de vidro, maquiagem completa, e um Daphne Guinness de inspiração peruca preto-e-branco. Apenas outro domingo à tarde na casa Germanotta.
Gaga remove a fita cor de rosa da caixa de macarrão recém comprado da Ladurée Padaria na avenida Madison. Ela coloca a caixa de macarrão em cima da caixa de Dunkin 'Donuts no balcão e a fita em seu penteado. Ela então, me leva em uma excursão pelo apartamento. No piso superior tem o quarto dos pais e o quarto que ela dividia com a irmã Natali (que agora com 19 anos, frequenta a escola de arte na cidade), onde há um colchão de ar vermelho no chão. Então eu noto que não existem portas no quarto de seus pais e que eles poderiam ouvir tudo que ela e sua irmã disseram enquanto cresciam. "Sim", ela diz, "e eu também os ouvia." (Naquela noite, mais tarde, quando estamos no hotel para um bate-papo longo, eu pergunto: Por que o colchão de ar no chão ao invés desta suite com o serviço de quarto , os banheiros de mármore, as magníficas vistas do Central Park? "Estou em hotéis o tempo todo", diz ela, "e eles estão frios. Nada disso realmente importa para mim. Quando eu posso, eu prefiro gastar o tempo com meus pais.")

No apartamento, eu assisto Gaga preparar o molho de tomate. Ela acrescenta erva-doce, alecrim, orégano, alho-poró e "Meu ingrediente secreto" e ela e sua mãe discutem se deveriam fazer macarrão integral. Ela faz uma salada. Fatiava tudo isso enquanto usava o vestido Chanel, parece perfeitamente natural do mundo Gaga. As pessoas sempre me perguntam o que ela realmente gosta. Isso é o que ela realmente gosta. Quando nos falamos depois, ela disse que sente que deve aos seus fãs por sempre pensar dessa maneira. "Eu fui para uma escola só para meninas", diz Gaga, "e eu era muito parecida com minha mãe, ela fazia seu cabelo todas as manhãs e colocava um bom vestido. Assim, na maioria das vezes eu ficava acordada a noite toda, endireitando o meu cabelo, e eu até mesmo colocava minha maquiagem antes de dormir algumas vezes, de modo que quando eu acordasse de manhã estaria pronta para a escola. Eu só gostava de ser glamourosa. Isso me fez sentir como uma estrela."



Joe Germanotta vem do andar de cima, vestindo jeans e uma camiseta pólo vermelha. "É um vestido bonito", diz ele, elogiando sua filha. Falamos sobre o Yankees, e ele me disse que comprou quatro assentos do antigo Yankee Stadium para colocar no jardim do restaurante que ele está atualmente reformando na 70 Street West 68. O restaurante se chamará Joanne, nome de sua falecida irmã, e haverá uma lareira dupla entre a sala principal e a área do jardim, as pessoas poderão se sentar e assistir a jogos na TV. Cynthia está a cargo da decoração do restaurante, ela escolhe cada telha, cada luz, cada tecido, cada pintura, é fácil ver de onde Gaga teve sua atenção aos detalhes. Joe está trabalhando com uma equipe tem cinco meses para obter o restaurante pronto, e o plano é para que seja aberto este mês (já foi aberto). Cynthia me mostrou três grandes caixas de correio UPS na sala de estar que ela recebe para Gaga durante toda a semana. Eu li em voz alta um e-mail que uma fã Gaga me enviou, ele tinha 12 anos, Maddie P., de Maine. Ela escreveu que Gaga a inspirou a ajudar um menino em sua escola que tinha sido duramente intimidado por ser gay. Gaga segurou a mão de sua mãe ao ouvir isto e lágrimas escorriam pelo seu rosto. Cynthia mostra-me uma carta da Casa Branca elogiando Gaga por seu trabalho em nome da abolição "Não pergunte, não conte", e então diz que ela vai liderar a "Born this way Foundation", uma instituição de caridade que capacitará os jovens, com ênfase anti-bullying.


Joe e Cynthia me levaram para ver o porão, que inclui um espaço que Joe usou para fazer seu próprio vinho. É uma grande sala com painéis de madeira, com uma tela grande para assistir programas de TV, jogos de beisebol, e NCAA March Madness. Todos estão na sala e Cynthia aponta, é "coisa de Gaga", como ela ainda não tem habitação permanente. E, Gaga diz que, apesar de todos os rumores no ano passado da casa de caça com seu namorado on-e off-de seis anos, o barman / escritor Luc Carl, ela não tem planos para se estabelecer. "A cigana rainha não poderia dar este salto", diz ela. "Eu não vou pagar milhões de dólares para algo. Não posso me comprometer a ser um adulto não-estou pronta. "As paredes do porão são cobertas com discos de platina de Gaga, cartazes de seus shows, etc. Joe diz que estar na estrada é "uma vida solitária", um ou ambos os pais acompanham Gaga em turnê quando podem. Nos sentamos à mesa para comer. Além de Gaga e seus pais, estamos unidos com Lane Bentley, gerente diária da Gaga. Ela trabalhou com Gaga por três anos, viajou com ela desde junho do ano passado, e lida com centenas de e-mails diários referentes ao cronograma de Gaga. Todos nós de mãos dadas quando Gaga diz graça. E depois comemos o macarrão de trigo integral, com o delicioso molho caseiro, e salada, e bebemos uma garrafa de vinho tinto. E, para o registro, Gaga comeu muito. "Você tem um hit," seu pai lhe contou sobre o molho. Após a refeição, Gaga foi ao piano para tocar-nos uma nova canção que ela estava trabalhando sobre a princesa Diana, uma canção sobre a fama e a morte de celebridades. Mesmo em sua fase difícil, que tem sua marca chorus catchy, e ela cantou a triste música, com letras ligeiramente amargas na voz cheia de Gaga. Enquanto eu observava seus pais ouvi-la, eu podia ver anos de: a Gaga jovem ao piano, cantando, seus pais assistindo. "Oh sim", diz Cynthia quando eu pergunto se foi sempre assim. "Nós não a obrigamos. Ela estava apenas determinada. Mas nós não teríamos a incentivado a prosseguir neste meio se não achássemos que ela tinha talento. "
Nos poucos quatro anos que ela teve um contrato de gravação, Gaga, hoje com 25 anos, se tornou um fenômeno global. Ela foi nº 11 no ano passado entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes, ficando a frente de Oprah Winfrey. Ela vendeu um total de 26 milhões de álbuns e 63 milhões de singles pelo mundo todo. Seu patrimônio tem sido relatado a ser mais que US $100 milhões. Seu segundo álbum "Born this Way" vendeu mais de 1.100.000 cópias em sua primeira semana de lançamento. Ela se apresentou para 2,4 milhões de pessoas em 202 shows em 28 países com a "The Monster Ball Tour". Ela tem mais de 44,5 "Likes" no Facebook e mais de 15 milhões de pessoas a segui-la no twitter (hoje são mais de 17 milhões). Se acorco com seu empresário, Troy Carter, inicialmente ela não era uma venda fácil, porque de uma forma, em 2008, suas músicas eram consideradas "dançantes". As estações de rádio não iriam tocar suas músicas. Ainda assim, Carter diz "Ela entrou no meu escritório em 2007, vestindo meias arrastão, um collant, grandes óculos escuros e confiante. Tinha muita confiança. Ela entrou como uma super estrela." O produtor Vincent Herbert, que já trabalhou com Stevie Wonder, Beyoncé, Michael Jackson, Toni Braxton, e dezenas de outros, assinou com Gaga em sua própria gravadora Interscope Records em 2007. "Eu nunca conheci um artista tão dedicado" diz ele. "A primeira vez que a vi, ela me disse: 'Se você assinar comigo, eu vou ser o artista mais leal que você nunca irá encontrar. Eu quero ser a maior estrela pop do mundo. Eu quero vender 10 milhões de álbuns." Essa foi a nossa primeira reunião. Eu soube imediatamente que ela seria a nossa nova super estrela, o nosso novo Michael Jackson."

Somente no ano passado, Gaga apareceu na TV várias vezes, incluindo o Saturday Night Live, onde se apresentou com esquetes e um toque de comédia verdadeira, ela poderia facilmente ser apresentadora se tivesse tempo. Ela teve seu próprio especial na HBO: O Show Monster Ball, ao vivo no Madison Square Garden. Ela apareceu no tapete do Grammy no ano passado dentro de uma "arca", um ovo semi-transparente desenhado por Hussein Chalayan. Em 2010 no VMA, ela usou um vestido feito de carne real (que foi tratado quimicamente e depois consagrado no Rock and Roll Hall of Fame). E no ano passado, ela abriu o VMA da MTV vestida como seu alter-ego, um cara chamado "Jo Calderone", que se assemelhava tanto a Ralph Macchio ou Marlon Brando, dependendo da sua idade ou ponto de vista. Vestindo um homem com terno Brooks Brothers (e uma prótese de genitália masculina dentro da calça), fumando um cigarro e com uma garrafa guzzling de cerveja, ela chocou a platéia e as estrelas femininas, que tinham cabelo rosa ou usavam uma engenhoca na cabeça com olhar datado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário